Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

sábado, 28 de novembro de 2009

MARACANAÚ RECEBE PRÊMIO POR PROGRAMAS AMBIENTAIS


A Prefeitura de Maracanaú recebeu a “Medalha Honra ao Mérito O2”. A premiação é o reconhecimento pela implementação do Programa Protocolo de Maracanaú e a proposta de criação do Condomínio Industrial. A entrega ocorreu em cerimônia realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, incluída na programação do Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que se realiza no Centro de Convenções. ESTANDE- O prêmio pode ser justificado também pela variedade de idéias e projetos expostos no evento, dentro do espaço Maracanaú Sustentável. Nele, é possível o visitante conhecer mais sobre o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21, Remar, dentre outros. Os artesãos maracanauenses, qualificados pela Prefeitura, também expõem seus trabalhos em areia colorida, bolsas e pulseiras, bem como objetos produzidos pelos índios Pitaguary. Além disso, móveis feitos de garrafas PET podem ser conferidos no estande.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Se Liga no Depoimento'



O telecentro é ótimo para as pessoas terem um conhecimento melhor sobre a Internet, pois, nos dá conhecimento sobre tudo do que está se passando em todo o mundo. Estou gostando muito das oficinas. Eu não sabia nem o que era computador por que nunca tinha pego em um mouse. E hoje eu tenho um pouco da noção sobre internet e pretendo ter mais e mais conhecimentos, por isso estou aqui hoje e gostando muito deste telecentro pois estou muito contente, e pretendo ir até o fim.

Liane da Costa, 25 anos.
Telecentro Vinicius de Morais.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CAMPANHA DO NATAL DE BRILHO ESTÁ ARRECADANDO ALIMENTOS


O Natal de Brilho 2009, da Prefeitura de Maracanaú, está realizando uma campanha de solidariedade às instituições que trabalham na recuperação de dependentes químicos. A ação, coordenada pela Assessoria da Mulher, convida os servidores municipais a doar alimentos não perecíveis, que devem ser depositados nas caixas da Campanha Natal de Brilho - Resgatando Vidas, que estão localizadas em cada Secretaria. O material arrecadado será entregue a quatro instituições na semana do Natal. Mais informações pelos telefones 3521.5862 e 3521.5878.

MARACANAÚ SEDIA DEBATE SOBRE ORÇAMENTO DO ESTADO EM 2010 PARA REGIÃO METROPOLITANA

O vice-prefeito Firmo Camurça e técnicos da Secretaria de Finanças vão representar o Município no seminário que vai discutir a proposta orçamentária do Estado para a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, em 2010. O debate aconteceu na Câmara Municipal de Maracanaú, 12, às 9 horas. O objetivo era discutir com as lideranças políticas municipais e com a população as demandas dos 15 municípios da RMF a serem apresentadas ao Governo, por intermédio de emendas parlamentares. A escolha de Maracanaú como sede para discutir o Orçamento do Estado é oportuna. O prefeito Roberto Pessoa, na condição de coordenador do Núcleo da RMF junto à Aprece, vem articulando os cerca de 180 vereadores da região para implantar o Parlamento Metropolitano. Além disso, o Núcleo da RMF da Aprece, em parceria com o Governo do Estado, já está em negociações avançadas para aquisição de um hospital particular em Fortaleza, que supra a demanda dos pacientes da Região Metropolitana e desafogue o atendimento no Instituto Dr. José Frota.

ARTESANATO MARACANAUENSE É SUCESSO DE VENDAS NA CASA COR


O espaço Maracanaú Design é um dos grandes destaques da Casa Cor Ceará 2009. Além de divulgar a beleza e alta qualidade do trabalho dos artesãos do Município, a loja faz sucesso na comercialização das peças. As vendas alcançaram o valor de R$ 17 mil, somente entre o início do evento, dia 30 de setembro, até o último dia 5 de novembro. Os produtos mais vendidos são as esculturas, peças em madeira e de trançado de jornal, produtos de mesa e banho, redes de retalho e os acessórios de moda e decoração. Algumas peças também estão sendo expostas nos ambientes da Casa Cor, em parceria com os arquitetos, como na suíte do internauta. As peças expostas nesses ambientes, como também as da loja, estão no Special Sale da Casa Cor, com no mínimo, 30% de desconto.

MARACANAÚ PARTICIPA DE ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE NATUREZA


Prefeitura de Maracanaú está representada no Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que Aacontece até o próximo dia 13, no Centro de Convenções, das 8 às 20 horas. Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente do Município apresentará alguns projetos, como o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21 Local, Remar e a A³P. O encontro tem por objetivo buscar o fortalecimento da consciência ambiental e servirá de palco para o intercâmbio de informações e experiências relevantes sobre a preservação ambiental. Serão realizados cursos, fóruns, oficinas de trabalho e mesas redondas e a Feira Amigos da Natureza. O evento também fará um alerta à exclusão social e à preservação do meio ambiente, divulgando trabalhos realizados nesta área, dando ênfase a ações que podem ser implementadas e apresentando projetos já existentes, com a finalidade de combater a pobreza e minimizar os impactos ambientais.

UNIVERSIDADE OPERÁRIA DO NORDESTE REALIZA AULA INAUGURAL

A Universidade Operária do Nordeste promoveu a sua aula inaugural, no dia 14, a partir das 15h30min, no Centro Cultural Dorian Sampaio. O programa, que é uma ação inovadora da Prefeitura de Maracanaú, beneficiará, a princípio, cerca de mil maracanauenses com supletivos para o ensino fundamental e médio e capacitação profissional. Os alunos receberão merenda escolar nos dias de aula presencial e os que tiverem freqüência escolar igual ou superior a 75% contarão com bolsa auxílio de R$ 150 por mês. A meta é atender 10 mil maracanauenses ao longo de cinco anos. As primeiras turmas terão 1.400 horas/aula distribuídas ao longo de um ano, sendo 40% presenciais e o restante de educação à distância. Entre os cursos de capacitação profissional que serão oferecidos estão o de eletricista, soldador, vendedor, caixa e operador de telemarketing. Para ingressar na Universidade Operária do Nordeste, os alunos devem ter entre 24 e 45 anos – para pessoas com deficiências a faixa etária exigida é a partir de 24 anos -, estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e residir nos bairros abrangidos pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS do Jereissati ou da Pajuçara.

BANCO PAJU COMPLETA TRÊS ANOS E LANÇA PROJETO SEXTA CULTURAL


Bem perto de completar três anos de atividades, o Banco Comunitário da Pajuçara – Paju lançou dia 13/11, o Projeto Sexta Cultural. O evento começou às 18 horas, na Panificadora D'Vera, que fica na Avenida Mendel Steinbruch, n° 301, em frente a Hidracor. A programação contou com a apresentação da humorista Sfolett e de cantores sertanejos. A proposta do Sexta Cultural é reunir, toda sexta-feira, artistas locais dos segmentos do teatro, dança, música, poesia, hip-hop e rock, para que sejam vistos e conhecidos na própria comunidade. Além disso, o projeto vai movimentar o comércio do bairro. No mês que vem, quando o Banco Paju aniversaria, será realizado o Paju Arte, nos dias 11 e 12 de dezembro, na Praça do Dionísio, onde será montada uma feira e promovidas rodadas de negócios. O Banco Paju foi fundado no dia 26 de dezembro de 2006 e já atendeu mais de 268 empreendedores locais, proporcionando a manutenção de aproximadamente 268 ocupações e a criação de outras 180. Foram financiados cerca de R$ 444 mil em crédito produtivo e R$ 300 mil em crédito pessoal, através do caixa do Banco Popular do Brasil sediado na Regional da Pajuçara.

CONJUNTO INDUSTRIAL CELEBRA TRÊS DÉCADAS


O Conjunto Industrial completa 30 anos, neste sábado, dia 14 de novembro. No dia do aniversário, houve Ação Global, na Praça Almir Dutra, em frente a Panificadora D'Vera, das 9 às 15 horas, com diversos serviços oferecidos à comunidade. A festa continua com a feirinha de artesanato e de comidas típicas, às 19 horas. As comemorações começaram no último dia 11, na Câmara Municipal, com homenagem aos 30 primeiros moradores. O bairro tem cerca de 15 mil habitantes, que receberam diversos benefícios nesta gestão municipal. Dentre eles, urbanização da Lagoa do Mingau, reforma em escolas e no Posto de Saúde, pavimentação de ruas e implantação de Telecentro. Em breve, será entregue uma área de lazer com alameda e praça.

 
Subir