quinta-feira, 11 de novembro de 2010

HIPERTENSÃO




Dia 10 de novembro foi realizado em nossa  escola exames preventivos nos alunos acima de 10 anos. A ação foi realizada pelos profissionais de saúde do posto  do Conjunto Industrial através do Programa Saúde do escolar .

 
Hipertensão arterial na criança
 

Entre crianças maiores (acima de 10 anos) e adolescentes, principalmente naquelas cujos parentes têm hipertensão.
 
 
Como os pais podem suspeitar que seus filhos tenham hipertensão?
 
Nas crianças maiores e adolescentes os mesmos sintomas dos adultos, como dor de cabeça, cansaço aos pequenos esforços e dor no peito podem ser observados.
Nas crianças menores, principalmente abaixo de 1 ano, a irritabilidade e choro persistentes podem ser sinais indicativos, embora se reconheça que pode ser difícil o diagnóstico.


Recomendações para se evitar hipertensão arterial na infância
1-Praticar atividade física aeróbica, em pelo menos 5 dias na semana. Realizar esportes, caminhar, andar de bicicleta.
2-Manter peso corporal normal (evitar obesidade).
3-Evitar  consumo de álcool (adolescente).
5-Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, produtos com baixo teor de gorduras e reduzir a  ingestão total de gorduras e gorduras saturadas.
6-Evitar fumo (adolescentes).
7-Diminuir a ingestão  de sal. Retirar o saleiro da mesa, habituar  a família a ingerir menos sal, tomar cuidado com o sal dos enlatados  e evitar o excesso de sal dos fast foods e batatas fritas.





 HIPERTENSÃO também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio

A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg). Estes índices podem causar lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos. 

Como prevenir a hipertensão arterial?
A melhor maneira de prevenir é através de "modificações do estilo de vida". Embora eficaz, envolve maior empenho do paciente e a efetiva participação familiar, no que diz respeito à dieta alimentar e estímulo à adoção dessas medidas:
  • A redução do peso é indicada em todas as condições em que a massa corpórea estiver em níveis superiores aos índices definidos pela equação: Peso (Kg) > 30 S (m2) (onde o peso é expresso em quilogramas, e a superfície corpóreas em metros quadrados). A redução da massa corpórea pode promover a diminuição da pressão arterial e diminuir o risco de diabetes mellito e de dislipidemia (alteração do nível de colesterol e triglicérides). 
  • O álcool pode causar aumento da resistência periférica das paredes arteriais e por isso elevar a pressão arterial e até torná-la refratária ao controle. Desta forma, a ingestão deve ser reduzida a no máximo 30 ml de etanol ao dia, o correspondente a 720 ml de cerveja, ou 300 ml de vinho, ou 60 ml de bebidas destiladas. Por diferenças de capacidade enzimática, as mulheres toleram menores quantidades de álcool, sendo recomendável não excederem a 15 ml de etanol ao dia.
  • As atividades físicas aeróbicas contribuem de modo inegável à redução da mortalidade. A prática por 30 a 45 minutos diários ajuda a redução do peso corpóreo e o controle das dislipidemias. Sabe-se que os indivíduos sedentários têm probabilidades de apresentarem hipertensão arterial elevadas em 20 a 50%.
  • Existe larga variação de resposta à ingestão de sódio, mas há inegável associação com os níveis de pressão arterial. Não resta dúvida na vantagem na moderação, incluindo melhora na resposta ao tratamento anti-hipertensivo.

0 comentários:

 
Subir