Pólos de Convivência
Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.
Convivências Sociais Diárias
Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.
Telecentros comunitários SeLiga!
Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!
Centro do Idoso
O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.
Máquinas com 100% Software Livre
Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.
II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR
Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409
Capacitação Orientadores SEBRAE 2011
O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.
Encontro mensal dos monitores
Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.
Prêmio Conexão Cultura 2010
O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Aniversário da Diretora
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Dia das Crianças
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
SeLiga
Transformar esta realidade hoje existente em uma inclusão social e econômica diferenciada é meta primordial e deve fazer parte dos principais desafios para os atuais governantes. Esta mesma humanidade tem sido desafiada a testemunhar transições que vem afetando as bases sociais, o advento da sociedade da informação (conhecimento) provocado pela globalização. Neste contexto, a estratificação social e o acúmulo de riquezas cada vez mais se dão em função da capacidade de acessar e processar conhecimentos.
As tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) são hoje o principal meio de adquirir, interpretar, expressar, produzir, organizar e compartilhar o conhecimento, colocando-o a serviço de interesses e necessidades. A partir deste prisma, torna-se imperioso que todos os brasileiros de todas as classes sociais tenham direito de acesso a equipamentos, linguagens e redes das tecnologias de comunicação e informação.
Os índices de exclusão digital no Brasil estão em torno de 65%. Este índice em Maracanaú está na ordem de 73%, superando os 85% nas classes D e E. Outro dado importante foi identificado em recente pesquisa dos micro e pequenos empreendimentos de Maracanaú: somente 1,4% deles tem correio eletrônico e 0,1% com site na Internet.
Com a proposta de transformar essa realidade a população local, o Programa SeLiga! foi idealizado pela Prefeitura de Maracanaú, por sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo visando atender as necessidades de uma camada social desprovida de acesso às TICs, e dos empreendedores responsáveis por negócios de pequeno porte, permitindo, de forma democrática, a participação da comunidade no mundo informatizado e na internet. detalhados neste documento.
O programa está em operação desde fevereiro de 2007, contando atualmente com 15 (quinze) Telecentros Comunitários instalados, sendo 13 (treze) em escolas públicas municipais. Nesse período foram beneficiadas mais de 16.000 (dezesseis mil) pessoas com oficinas, cursos online e acessos orientados. A meta do programa é instalar 40 (quarenta) telecentros até julho/2008, beneficiando mais de 80.000 (oitenta mil) pessoas.
O programa SeLiga! tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo loca.
- Implantar telecentros públicos, com acesso gratuito e universal à população;
- Criar uma rede de parceiros públicos e privados ampliando a estrutura pública de acesso as tecnologias digitais;
- Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica;
- Promover a capacitação e o acesso ao conhecimento nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo e outras áreas que contribuam para a inclusão social;
- Incentivar a integração entre Prefeitura, Governo Estadual e Federal, empresas, escolas e cidadãos em prol da inclusão digital, como forma de desenvolvimento social local.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Histórico Vinicius de Morais
A referida escola atende também as comunidades do Conjunto Industrial, Aracapé, Alto Alegre e adijacência. A clientela é constituida por famílias de baixa renda, muitas delas vítimas do desemprego que vem para este Bairro com o sonho de arranjar um emprego já que é vizinho ao maior polo industrial do Ceará.
Em 1998, a Prefeitura Municipal de Maracanaú iniciou a construção de mais Escolas, um dos Bairros priorizado foi o Esplanada do Mondubim, a comunidade recebeu com alegria a notícia da construção da primeira escola Pública da Comunidade, a qual, inicialmente foi deneminada de Escola Municipal Esplanada do Mondubim, posteriormente foi que recebeu o nome de Escola Municipal Vinícius de Morais.
No mês de dezembro de 1998, iniciaram-se às matrículas. A Comunidade participou ativamente engajando-se nesse processo. Nos mêses de fevereiro e março surgiram vários problemas, a obra parou sob a alegação de que as verbas haviam acabado, os pais começaram a prescionar querendo saber quando iniciariam as aulas. Alguns pais resolveram procurar outra esola, mesmo distante. Muitas crianaças estavam fora da faixa de idade exigida para cursar determinadas séries, tornando-se difícil formar as turmas. Finalmente no dia 29/03/1999 iniciou-se o ano letivo num prédio alugado situado à Rua Joana Barroso, 509 no mesmo Bairro.
Formaram-se as seguintes turmas, com os respectivos educadores: Turno manhã: Ciclo Básico (21 alunos) – Profº Luis Washington dos Santos Costa ; 2º Ciclo (13 alunos) – Profª Terezinha Lima dos Santos. Turno da tarde: Ciclo Básico (11alunos) – Profª Cláudia Maria Madeiro Leitão e posteriormente Profª Solange Santos Ferreira; Aceleração I (10 alunos) – Profª Jane Mary Sousa Albuquerque e posteriormente Profª Verônica Maria Guilhermina Lessa.
As dificuldades nesse começo foram muitas. Falta de merenda escolar; falta de material escolar e didático; falte de profissionais como: porteiro, vigia, auxiliar de serviço, secretário, grupo gestor, entre outros. Mesmo com todas essas dificuldades, os poucos profissionais lotados nesta unidade procuram desempenhar suas funções e as dos demais profissionais que estavam em falta.
Quando o Novo Prédio ficou pronto, na Rua N, Nº 425, no mesmo Bairro foi uma alegria muito grande. O novo espaço era composto por: 04 salas de aulaamplas e arejadas; 01 sala de leitura; 01 Biblioteca; 01 sala de recepção com banheiro; 01 sala para a Direção com banheiro; 01 Secretaria; 01 Cantina contendo 01 despensa, 01 depósito para guardar a merenda escolar e 01 banheiro; 01 banheiro para as meninas e 01 outro para os meninos, ambos com três divisórias; 01 pátio coberto e 01 área livre imensa. Logo que foi providenciado a mudança, muitos pais que haviam procurado outrsa unidades escolares, resolveram voltar.
No ato da inaguração, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Maracanaú, hemenagiou o novo prédio como o nome do grande poeta “Vinícius de Morais”. Os profissionais da escola e a comunidade ficou muito satisfeita com essa homengagem pois Vinícius de Morais.
No ano de 2002, a Secretaria de Educação do Município realizou uma seleção para a escolha de novos gestores das escolas municipais, estabelecendo alguns critérios, entre eles estava os critérios de que só podia assumir direção de escolas quem tivesse o Curso Superior e quem participasse da seleção. Foi nesse período que assume a Gestão da Escola a Professora Silvia Jaquelene Melo de Oliveira, a qual, já tinha lecionado nesse estabalecimento de ensino e tinha saido para assumir a gestão na Escola Júlio César localizada no Bairro Aracapé.
O Prefeito eleito, Roberto Pessoa, ao assumir a Gestão do Município de Maracanaú, através da Secretaria de Educação do Município realiza a Captação de Talentos Gestores. Dando início a um processo democrático e valorizando a participação da comunidade escolar na escolha de seus gestores. O processo de deu da seguinte forma: cada unidade escolar realizou uma assembléia interna para escolheres uma lista de seis nomes, obedecendo alguns critérios. Esta escola elegeu e enviou para a Secretaria de Educação os seguintes nomes de Professoras: Silvia Jaquelene, Joana, Elizabete, Alzelir, Telma e Verônica. Essas Professoaras se submeteram a uma avaliação contendo dinâmicas de grupos, redação e análise de currículo. Após todo esse processo foram nomeadas no dia 04/03/2005 as seguintes Professoras: Silvia Jaqueline Melo de Oliveira para o cargo de Diretora e a Professora Joana Gonçalves Lima costa para o cargo de Vice-diretora.
O Bairro Esplanada do Mondubim, aumentou significativamente sua população nos últimos 04 anos e a EMEIEF Vinícius de Morais ficou com dificuldades de atender a demanda, então, transformou a sala de leitura e a Biblioteca em sala de aula, mesmo assim não supriu a necessecidade. Com o novo decreto do Governo Federal de que as Prefeituras tinham por obrigação de assumir a Educação Infantil, foi necessário abrir 02. Um no Bairro Aracapé próximo aos apartamentos e outro na Rua 13 do Conjunto Industrial denominado Criança Feliz. Devido a todo esse crescimento da escola foi necessário a lotação de mais uma Vice-diretora nessa Unidade Escolar. Foi então que em julho de 2005 foi feito o remanajamento da Professora Maria Evilazia Lima Braga, que estava lotada como Vice-diretora na EMEF Deputado Ulisses Guimarães.
No início de 2006 a Diretora Silvia Jaqueline foi remanejada para um outro estabelecimento de ensino e a Secretaria de Educação lotou em seu lugar no dia 16/03 a Professora Maria do Socorro Lima da Silva.