quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Histórico Vinicius de Morais



A EMEIEF Vinícius de Morais, surgiu como resposta a uma necessidade da Comunidade Esplanada do Mondubim, que até 1997 não tinha uma Escola Pública que atendesse a grande demanda de crianças, jovens e adutos que necessitam frequentar uma escola, foto esse que os impeliam a se deslocarem para o Bairro vizinho (Conjunto Industrial), a fim de desenvolverem suas potencialidades bio-psico-sociais.

A referida escola atende também as comunidades do Conjunto Industrial, Aracapé, Alto Alegre e adijacência. A clientela é constituida por famílias de baixa renda, muitas delas vítimas do desemprego que vem para este Bairro com o sonho de arranjar um emprego já que é vizinho ao maior polo industrial do Ceará.

Em 1998, a Prefeitura Municipal de Maracanaú iniciou a construção de mais Escolas, um dos Bairros priorizado foi o Esplanada do Mondubim, a comunidade recebeu com alegria a notícia da construção da primeira escola Pública da Comunidade, a qual, inicialmente foi deneminada de Escola Municipal Esplanada do Mondubim, posteriormente foi que recebeu o nome de Escola Municipal Vinícius de Morais.

No mês de dezembro de 1998, iniciaram-se às matrículas. A Comunidade participou ativamente engajando-se nesse processo. Nos mêses de fevereiro e março surgiram vários problemas, a obra parou sob a alegação de que as verbas haviam acabado, os pais começaram a prescionar querendo saber quando iniciariam as aulas. Alguns pais resolveram procurar outra esola, mesmo distante. Muitas crianaças estavam fora da faixa de idade exigida para cursar determinadas séries, tornando-se difícil formar as turmas. Finalmente no dia 29/03/1999 iniciou-se o ano letivo num prédio alugado situado à Rua Joana Barroso, 509 no mesmo Bairro.

Formaram-se as seguintes turmas, com os respectivos educadores: Turno manhã: Ciclo Básico (21 alunos) – Profº Luis Washington dos Santos Costa ; 2º Ciclo (13 alunos) – Profª Terezinha Lima dos Santos. Turno da tarde: Ciclo Básico (11alunos) – Profª Cláudia Maria Madeiro Leitão e posteriormente Profª Solange Santos Ferreira; Aceleração I (10 alunos) – Profª Jane Mary Sousa Albuquerque e posteriormente Profª Verônica Maria Guilhermina Lessa.

As dificuldades nesse começo foram muitas. Falta de merenda escolar; falta de material escolar e didático; falte de profissionais como: porteiro, vigia, auxiliar de serviço, secretário, grupo gestor, entre outros. Mesmo com todas essas dificuldades, os poucos profissionais lotados nesta unidade procuram desempenhar suas funções e as dos demais profissionais que estavam em falta.

Quando o Novo Prédio ficou pronto, na Rua N, Nº 425, no mesmo Bairro foi uma alegria muito grande. O novo espaço era composto por: 04 salas de aulaamplas e arejadas; 01 sala de leitura; 01 Biblioteca; 01 sala de recepção com banheiro; 01 sala para a Direção com banheiro; 01 Secretaria; 01 Cantina contendo 01 despensa, 01 depósito para guardar a merenda escolar e 01 banheiro; 01 banheiro para as meninas e 01 outro para os meninos, ambos com três divisórias; 01 pátio coberto e 01 área livre imensa. Logo que foi providenciado a mudança, muitos pais que haviam procurado outrsa unidades escolares, resolveram voltar.

No ato da inaguração, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Maracanaú, hemenagiou o novo prédio como o nome do grande poeta “Vinícius de Morais”. Os profissionais da escola e a comunidade ficou muito satisfeita com essa homengagem pois Vinícius de Morais.


Vinícius de Morais nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Seus amigos costumava chamá-lo carinhosamente de “poetinha”. Era extremamente culto e está entre os melhores e mais populares poetas brasileiros. Formado em direito, durante muito tempo morou em Los Angeles, Paris, Londres e outras cidades no exterior, como diplomata. Mas trabalhar com gravata não era para ele. Aos poucos Vinícius foi trocando o mundo erudito pelo popular: ajudou a fundar a Bossa Nova e passou a fazer samba com a mesma perfeição com que escrevia sonetos. As músicas que mais fizeram sucesso na bossa nova foram: “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”, as quais, são parcerias de Vinícius com Tom Jobim. Em 1980, Vinícius começou a trabalhar com o compositor Toquinho na versão musical dos poemas. Foi o último Projeto do Poeta: no dia 09 de julho, depois de uma reunião com o parceiro, Vinícius morreu em casa.
A primeira Diretora dessa Escola foi a Professora Maria de Jesus Sousa Bôtelho, nomeado no dia 29/03/1999, o primeiro Secretário foi o Senhor Irisvan Cruz de Almeida, nomeado dia 16/08/1999 e a primeira Vice-diretora foi a Professora Maria Audinísia de Freitas Castro, nomeada dia 09/02/2000, mas no mesmo mês dia 22/02/2000 foi subistituida pela Professora Verônica Maria Guilermina Lessa.

No ano de 2002, a Secretaria de Educação do Município realizou uma seleção para a escolha de novos gestores das escolas municipais, estabelecendo alguns critérios, entre eles estava os critérios de que só podia assumir direção de escolas quem tivesse o Curso Superior e quem participasse da seleção. Foi nesse período que assume a Gestão da Escola a Professora Silvia Jaquelene Melo de Oliveira, a qual, já tinha lecionado nesse estabalecimento de ensino e tinha saido para assumir a gestão na Escola Júlio César localizada no Bairro Aracapé.

O Prefeito eleito, Roberto Pessoa, ao assumir a Gestão do Município de Maracanaú, através da Secretaria de Educação do Município realiza a Captação de Talentos Gestores. Dando início a um processo democrático e valorizando a participação da comunidade escolar na escolha de seus gestores. O processo de deu da seguinte forma: cada unidade escolar realizou uma assembléia interna para escolheres uma lista de seis nomes, obedecendo alguns critérios. Esta escola elegeu e enviou para a Secretaria de Educação os seguintes nomes de Professoras: Silvia Jaquelene, Joana, Elizabete, Alzelir, Telma e Verônica. Essas Professoaras se submeteram a uma avaliação contendo dinâmicas de grupos, redação e análise de currículo. Após todo esse processo foram nomeadas no dia 04/03/2005 as seguintes Professoras: Silvia Jaqueline Melo de Oliveira para o cargo de Diretora e a Professora Joana Gonçalves Lima costa para o cargo de Vice-diretora.

O Bairro Esplanada do Mondubim, aumentou significativamente sua população nos últimos 04 anos e a EMEIEF Vinícius de Morais ficou com dificuldades de atender a demanda, então, transformou a sala de leitura e a Biblioteca em sala de aula, mesmo assim não supriu a necessecidade. Com o novo decreto do Governo Federal de que as Prefeituras tinham por obrigação de assumir a Educação Infantil, foi necessário abrir 02. Um no Bairro Aracapé próximo aos apartamentos e outro na Rua 13 do Conjunto Industrial denominado Criança Feliz. Devido a todo esse crescimento da escola foi necessário a lotação de mais uma Vice-diretora nessa Unidade Escolar. Foi então que em julho de 2005 foi feito o remanajamento da Professora Maria Evilazia Lima Braga, que estava lotada como Vice-diretora na EMEF Deputado Ulisses Guimarães.

No início de 2006 a Diretora Silvia Jaqueline foi remanejada para um outro estabelecimento de ensino e a Secretaria de Educação lotou em seu lugar no dia 16/03 a Professora Maria do Socorro Lima da Silva.

0 comentários:

 
Subir