No mundo globalizado, o conhecimento é o fator primordial para o alcance da cidadania. A população se encontra hoje inserida no contexto de uma revolução tecnológica que possibilita movimentos de circulação de informações com velocidade e intensidade jamais experimentadas pela humanidade. Acredita-se que neste milênio, um dos pilares que alicerçarão os caminhos das civilizações, será a inclusão digital, como forma de corrigir distorções sociais, que distanciam as pessoas, social e economicamente.
Transformar esta realidade hoje existente em uma inclusão social e econômica diferenciada é meta primordial e deve fazer parte dos principais desafios para os atuais governantes. Esta mesma humanidade tem sido desafiada a testemunhar transições que vem afetando as bases sociais, o advento da sociedade da informação (conhecimento) provocado pela globalização. Neste contexto, a estratificação social e o acúmulo de riquezas cada vez mais se dão em função da capacidade de acessar e processar conhecimentos.
As tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) são hoje o principal meio de adquirir, interpretar, expressar, produzir, organizar e compartilhar o conhecimento, colocando-o a serviço de interesses e necessidades. A partir deste prisma, torna-se imperioso que todos os brasileiros de todas as classes sociais tenham direito de acesso a equipamentos, linguagens e redes das tecnologias de comunicação e informação.
Os índices de exclusão digital no Brasil estão em torno de 65%. Este índice em Maracanaú está na ordem de 73%, superando os 85% nas classes D e E. Outro dado importante foi identificado em recente pesquisa dos micro e pequenos empreendimentos de Maracanaú: somente 1,4% deles tem correio eletrônico e 0,1% com site na Internet.
Com a proposta de transformar essa realidade a população local, o Programa SeLiga! foi idealizado pela Prefeitura de Maracanaú, por sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo visando atender as necessidades de uma camada social desprovida de acesso às TICs, e dos empreendedores responsáveis por negócios de pequeno porte, permitindo, de forma democrática, a participação da comunidade no mundo informatizado e na internet. detalhados neste documento.
O programa está em operação desde fevereiro de 2007, contando atualmente com 15 (quinze) Telecentros Comunitários instalados, sendo 13 (treze) em escolas públicas municipais. Nesse período foram beneficiadas mais de 16.000 (dezesseis mil) pessoas com oficinas, cursos online e acessos orientados. A meta do programa é instalar 40 (quarenta) telecentros até julho/2008, beneficiando mais de 80.000 (oitenta mil) pessoas.
O programa SeLiga! tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo loca.
- Implantar telecentros públicos, com acesso gratuito e universal à população;
- Criar uma rede de parceiros públicos e privados ampliando a estrutura pública de acesso as tecnologias digitais;
- Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica;
- Promover a capacitação e o acesso ao conhecimento nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo e outras áreas que contribuam para a inclusão social;
- Incentivar a integração entre Prefeitura, Governo Estadual e Federal, empresas, escolas e cidadãos em prol da inclusão digital, como forma de desenvolvimento social local.
0 comentários:
Postar um comentário