sábado, 28 de agosto de 2010

MARACANAÚ CELEBRA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM REALIZAÇÃO DE FESTIVAL DE ARTE

Maracanaú celebrará o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro - com uma programação especial, em dois momentos. Na abertura do Festival Afro-Arte hoje,16, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, onde acontecem palestra sobre a presença de negros livres e escravos do Ceará e mostra de vídeo. Na próxima sexta-feira,19, o Festival prossegue, das 8 às 11 horas, quando ocorrerá a I Mostra Cultural com a apresentação de trabalhos realizados pelas escolas selecionadas. A programação especial reunirá cerca de 700 alunos. A exposição desse material pedagógico é resultado de trabalho em sala de aula para efetivação da Lei 10.639/03, que prevê o ensino de história da cultura afro-brasileira no ambiente escolar. O I Festival Afro-Arte é um dos exemplos de como a política pública municipal tem estimulado os alunos para reflexão sobre herança cultural dos povos africanos no nosso cotidiano. Um trabalho similar também é desenvolvido pelo professor de história do Liceu de Maracanaú, Sérgio Murilo. Ele teve uma atividade escolar selecionada na quinta edição do Prêmio “Educar para a Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto Santander Brasil.(MR/JA)



MIL JOVENS MARACANAUENSES ESTÃO

PRONTOS PARA O PRIMEIRO EMPREGO

A formatura dos mil jovens beneficiados pelo Projovem Trabalhador, em Maracanaú, será hoje, 16, no Departamento de Treinamento, em frente ao Clube da Parceria – Pajuçara. O prefeito Roberto Pessoa participará da solenidade, que está marcada para às 16 horas. As empresas já instaladas e aquelas que estão chegando a Maracanaú podem recrutar, no próprio Município, a mão de obra qualificada desses jovens para o comércio, indústria e setor de serviços, após capacitação de seis meses, com 350 horas/aulas, nas quais obtiveram formação social e técnica. Os jovens também devem tomar mais uma atitude para chegar mais rápido ao primeiro emprego: realizar cadastro, junto à Casa do Empreendedor da Prefeitura de Maracanaú, que pode intermediar o contato entre eles e o empresariado. A Casa do Empreendedor fica na Avenida I, n° 17, dentro do Feira Center - Jereissati. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3401.8001. (MR)



NOVAS EMPRESAS VÃO INVESTIR R$ 27 MILHÕES

E GERAR MAIS DE 380 EMPREGOS EM MARACANAÚ

Maracanaú receberá três novos investimentos privados hoje, 16, durante a solenidade de formatura dos participantes do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Durante o evento, que acontecerá às 16 horas, no Departamento de Treinamento – Detre, localizado no Sesi da Pajuçara, o prefeito Roberto Pessoa assinará protocolos de intenções que formalizam os investimentos das empresas Tecnograf, Discovery Comercial e Serviços e Usitecno Serviços de Usinagem Tecnológica, em Maracanaú. Juntas, elas vão investir R$ 27,76 milhões e gerar 383 empregos diretos na Cidade. APOIO – A Prefeitura de Maracanaú está apoiando as três novas empresas com a concessão de incentivos fiscais. A Tecnograf também está recendo a subvenção do aluguel do galpão onde ficará instalada. Em contrapartida, as empresas terão que oferecer 80% dos empregos de seu quadro funcional para pessoas domiciliadas em Maracanaú, sendo que desse percentual pelo menos 50% deverão ser destinados para jovens entre 18 e 29 anos. (OS)

0 comentários:

 
Subir